quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Do Hipertexto Opaco ao Hipertexto Transparente - Pierre Lévy part. 1 e 2

Com a tecnologia hoje todas as pessoas estão interconectadas, onde há um enorme fluxo de informação, mas as pessoas não sabem o que fazer com toda essa informação.

Lévy propõem que todos tomem uma atitude responsável diante deste fluxo de informação. Sendo assim apresenta os nove passos do Ciclo de gestão do conhecimento pessoal:

1° passo: Gestão da atenção
Você define os seus interesses, elege suas prioridades, o que realmente deseja aprender mantendo foco.
2° passo: Conexão com fontes confiáveis
Ele é baseado no primeiro passo, o que realmente é importante é a fonte, essa fonte são as pessoas e as Instituições.
Aprender a sentir, a reconhecer, a perceber o que é realmente relevante ou não para você.
3° passo: Coletar e agregar informações
Coletar todas as informações das fontes escolhidas.
4° passo: Filtrar
Filtrar as novamente às informações está noção de filtragem é muito importante.
5° passo: Categorização
Se você não categorizar a informação você não vai lembrar-se dela. A memória é baseada na categorização.
6° passo: Registro na memória de longo prazo
Registrar o conhecimento obtido em alguma plataforma, para repassar a informação, para que as pessoas utilizem esta plataforma e obtenham mais informação.
7° passo: Síntese
Escrever uma postagem para blog, para que você faça sua própria síntese. Essa síntese será útil para você e para as outras pessoas.
8° passo: Compartilhamento e comunicação
Sinalizar/compartilhar através de link a sua síntese, em que as pessoas comecem a interagir, tendo um tipo de diálogo.
9° passo: Reavaliação
Retornar ao primeiro passo, analisar e avaliar todo o ciclo, se atingiu os objetivos pretendidos.

Lévy faz uma interação entre o Ciclo de gestão do conhecimento social, e o Ciclo de gestão do conhecimento pessoal, essa interação pode ser descrita por 3 movimentos que fundamentam o jogo da inteligência coletiva.

Começando pelo 3º movimento o circular, Lévy propõem a Conversação civilizada, em que estamos todos ajudando uns aos outros, é um processo social recíproco, que ajudamos outras pessoas a aprender e outras pessoas nos ajudam a aprender.
O 2º movimento o centrípeto, o sujeito parte do conhecimento implícito, então se trabalha para aumentar a memória comum, algo que pode ser recebido por todos. Isso poder acontecer por meio dos softwares, pela criação de plataformas e ferramentas de ensino. Tendo como base uma categorização, classificação, ou seja uma organização, e também um processo de avaliação. Todos participam desta construção da memória comum.
O 1° movimento o centrífugo, é ajudar as pessoas a aprender e incorporar o conhecimento a medida que o conhecimento se torna implícito, e passa a ser parte do corpo, dos reflexos, e dos hábitos das pessoas, tudo isso trabalhando porque a aprendizagem coletiva usa a conversação criativa e civilizada. 

Um comentário: